Por que dói no início da malhação?

Hoje, vou responder uma pergunta que sempre recebo: Por que dói quando iniciamos um treino na academia?.

Vamos observar dois indivíduos, o primeiro é totalmente sedentário, o segundo ativo.

Quando o sedentário decide começar a se exercitar, seu corpo está “acostumado” com suas atividades normais, o exercício quebra este costume, esta rotina, já começa por ai. Na parte fisiológica, é a mesma coisa, existe a Homeostase, que basicamente significa o equilíbrio de todas as reações do organismo.

Quando iniciamos uma atividade física mudamos toda esta homeostase, olha só, o coração acelera os batimentos, começa uma vaso constrição e relaxamento posteriormente, sua temperatura aumenta em excesso, aumenta a sudorese, as fibras musculares até então pouco recrutadas começam a ser solicitadas, as fibras que tinham suas características de repente são levadas a cargas antes desconhecidas, e isso só foi um resumo, resultado disso tudo? Causamos alguns danos, algumas lesões na musculatura e outros tecidos, com isso o corpo irá se regenerar de uma forma mais “forte” para quando acontecer este estímulo estarmos preparados, essas lesões são as dores sentidas no inicio.  Conforme nos condicionamos as dores vão diminuindo, e ai nos tornamos o indivíduo ativo.

O organismo sempre busca a homeostase, quando estamos ativos e condicionados nossa homestase está ali é por isso que devemos mudar o tipo de treino, ou sobrecarga, enfim, alterar o estímulo para reiniciarmos todo o processo acima citado e obter sempre resultados positivos.

É isso ai, mas não se esqueça que dores agudas que não se curam são indícios de overtrainning, é hora de repousar e dosar corretamente suas atividades.

Add Comment