Feijão, o queridinho brasileiro

O feijão é essencial na alimentação de grade parte dos brasileiros. De diferentes tipos,o feijão é uma leguminosa rica em proteínas de origem vegetal, em vitaminas do complexo B, em ferro e fibras. Segundo a nutricionista Flávia Morais, estes nutrientes são importantes para o bom funcionamento do nosso corpo, para a saúde da pele, dos cabelos, das unhas, do intestino e até para melhorar o humor.

Entretanto, apesar de ser uma opção com baixas calorias – uma concha média tem cerca de 50 Kcal – a maneira como ele é preparado pode o tornar nada saudável! Por isto, você confere aqui algumas dicas de como preparar e incluir o feijão em sua dieta sem ganhar calorias extras!

– Na hora de refogá-lo, opte por óleos vegetais, como o óleo de canola ou girassol, pois são mais saudáveis!

– Apesar de não ser comum o seu consumo no Brasil, a salada de feijão pode ser uma boa pedida. O feijão fradinho ou o feijão branco ficam muito saborosos nessa combinação! Cozinhe-os como o feijão convencional, mas por menos tempo. Além de nutritiva e saborosa, nesta opção não é necessário reforgarmos o feijão em óleo, tornando-o mais saudável.

– O feijão quando bem temperado é uma delicia! Alho e louro são essenciais e ainda adicionam nutrientes à receita! Uma dica precisa é espetar em uma cebola uma folha de louro e um cravo, que alem de dar mais sabor ao feijão, diminuem a fermentação e a formação de gases.

– Arroz e feijão: a dupla imbatível! Além de deliciosos juntos, as proteínas do arroz combinadas com as do feijão se complementam, de maneira que seu organismo as absorvem melhor!

– Nos dias mais frios, aposte em um caldinho de feijão. Ele é uma fonte rápida de proteínas, ferro e fibras. Para esta delícia ser nutritiva, bata os grãos junto com o caldo e evite adicionar gorduras.

– E por fim, se a opção for o tradicional feijão refogado, evite adicionar carnes em seu preparo, pois isto o torna mais gorduroso!

Add Comment