Exercícios físicos para idosos

A group of elderly people lifting weights together in a fitness class

Assim com crianças e adultos, os idosos também precisam praticar exercícios físicos para fortalecer e tonificar os músculos.

Conforme a idade chega, sofremos alterações em nosso corpo, aumentando as chances de sentirmos dores musculares, rigidez e muito mais cansaço de que quando eramos jovens. Por isto que praticar exercícios nesta fase da vida é importante, pois melhora a qualidade de vida, diminuindo o risco de doenças comuns da velhices, diminuem as chances de quedas, fraqueza nos músculos e a falta de equilíbrio.

Para isso, é preciso tomar alguns cuidados co intensidade dos exercícios: aqueles idosos que não estão acostumados com exercícios ou tomam algum tipo de medicação para pressão alta ou coração precisam observar os batimentos cardíacos, mantendo-os até 140 batidas por minuto.

A natação é um esporte que é indicado para este grupo de pessoas: alem de queimar calorias e trabalhar a parte aeróbica, a natação fortalece os músculos, protege as articulações contrbuindo para evitar doenças como artrite e osteoartrite. Assim como a hidroginástica, a natação trabalha a circulação saguínea e a respiração, pois o contato com a água causa uma vasodilatação nas vias respiratórias, o que melhora instantaneamente a respiração, diminuindo os problemas de falta de ar.

Correr traz muitos benefícios para a saúde do idoso: melhora o equilíbrio e a respiração. Ela deve ser praticada ao menos meia hora por dia, cinco vezes por semana, pois nesta freqüência, os batimentos cardíacos e os níveis de respiração aumentam. É importante lembrar que se o idoso não está acostumado com este tipo de atividade, é necessário uma preparação previa, para evitar lesões nas articulações e músculos.

A musculação, quando feita com um acompanhamento profissional traz muitos beneficios para a saúde dos idosos. É importante buscar exercícios qe fortalecam a cintura e pernas, sempre focando na repetição ao invés do peso. Além de fortalecer os músculos, a pratica da musculação favorece a circulação sanguínea e melhora significativamente a respiração.

Add Comment